terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O MESTRE MAIOR!!!

Embora com alguns dias de atrazo, pois o blog ainda não estava pronto.
Mas sempre é tempo para homenagear alguém, que sem dúvida nenhuma, é como um cometa; daqueles que aparecem a cada cem anos.
É ele Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que nascia na noite de 25de janeiro de l927, o obstetra foi Dr. José Rodrigues da Graça Mello, o mesmo que fez o parto do compositor Noel Rosa em 1910, ( mãos abençoadas ).
Falar ou escrever de alguém que por várias vezes foi apontado como o melhor compositor de Música Popular do mundo, sem esquecer que foi um ser tão rico em humanidade é um desafio.
Portanto deixo isso para aqueles que realmente conheceram o seu trabalho.
Ele traçou o melhor rumo para a M.P.B. a partir da década de 1950.
Para lá de um magnífico criador, foi um inovador. Se somarmos a essas virtudes o personagem encantador das mesas de bar, o lutador pioneiro na defesa da ecologia, o apaixonado pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil, o criador de frases, o homem bonito e charmoso, o declamador de poesias e o cidadão do mundo, o resultado é esse Tom Jobim.
Quando morreu Rui Barbosa, o correio da manhã assim definiu à perda. " Apagou-se o sol ", algo semelhante aconteceu na música brasileira e nas mesas dos bares cariocas naquela manhã de 08/12/1994.

Algumas frases de Tom:
" O meu maior defeito é ser perecível, mortal "
" A arte é longa e a vida é breve" ( ditado latino)

Um dia telefonou para Dorival Caymmi, e disse:
__ Caymmi, meu amigo, os médico dizem que estou entupido...
     acho que vou morrer...
Caymmi
__ Meu filho, ninguém é tão doente que já esteja morto
     nem tão sadio que não vá morrer...
Ensinou o sábio compositor baiano.

Mais uma do maestro:
__Todo artista, não deveria ser submetido a horários rígidos,
    nem a ocupações rotineiras..

1º disco de Tom em Abril de 1953 - 78 rot.
primeira composição gravada e sucesso total!!!

INCERTEZA
Na incerteza
em que eu vivo os meus dias
ainda espero um alegre amanhã
Eu vivo uma noite sem lua
que nunca se acaba
de tanta tristeza.
Que eu levo comigo
sem ningué para me sorrir
Ando à procura de alguém
não sei se vou encontrar
pois este alguém já perdi
sem forças para lutar
Eu vivo uma noite sem lua
que nunca se acaba
de tanta tristeza
Que eu levo comigo
sem ninguém para me sorrir...

A sua benção Maestro Maior!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário